domingo, 25 de março de 2012

ROTEIRO PARA ATIVIDADE AVALIATIVA I


ROTEIRO PARA ATIVIDADE AVALIATIVA I – FIL200
DOCENTE: Wesley Leonel – 25/03/12
DATA DE ENTREGA: 29/03/12 – Obs.: a entrega deve ser feita pessoalmente, na sala 17.

Conforme solicitado previamente no dia 15 de março, em sala de aula, esta atividade deverá sem entregue (impreterivelmente) na data solicitada. Qualquer alteração na data será previamente avisada e não gerará ônus a quem quer que seja. A atividade consta como se segue:

1) “Por que há disciplinas filosóficas figurando na grade curricular de meu curso?”. Desenvolva ao menos 3 (três) argumentos defendendo e/ou atacando a presença da filosofia na formação profissional oferecida por seu curso.
Valor: 10 pts.

Observações:
a-      A atividade não subscreve somente alunos da engenharia civil (porque é obrigatória em seu currículo), mas se estende a todos os alunos regularmente matriculados na disciplina FIL200 – inclusive como forma de avaliação do aprendizado.
b-     Embora se possa pensar, não estamos falando da filosofia como um todo, mas de disciplinas suas. A filosofia, de um ponto de vista geral, pode ser compreendida como um “sistema de valores e conceitos que servem de parâmetros e direção”. Neste sentido, há “filosofia” em quase tudo. É o sentido que se costuma dar a expressões como “minha filosofia de vida”, “a filosofia da nossa empresa”, etc. Mas isso não é, nem de longe, a Filosofia. Portanto, se é importante ter bem claro pra si qual é o conceito que se tem quando se fala sobre a ‘filosofia’, então é igualmente importante observar muito bem o conceito de ‘engenharia civil’ (ou arquitetura, etc) – estamos falando de um curso de ensino superior, que visa formar profissionais e tem princípios gerais que orientam sua grade curricular, que tem bem claro o que significa o que é ser um “engenheiro”, ou outro profissional. Ou seja, para argumentar objetivamente é preciso ir além do “eu acho”, ou do “filosofia para mim”, “engenharia/arquitetura/etc para mim”. Impressões pessoais (porque subjetivas) raramente são defensáveis. Esclarecer o sentido das coisas é a melhor maneira de se iniciar um bom pensamento.
c-      Os argumentos devem ser montados visando aplicar ao máximo aquilo o que até agora vimos sobre lógica. Ao mesmo tempo, é importante que seu ponto de vista não se exclua ou se apague. Como dissemos, “argumentar é botar à prova e verificar se o que se diz é ou não verdade”. Não há necessidade de montar os argumentos da mesma forma que montamos os nossos exemplos. Escreva-os como textos corridos. Mas como toda dissertação, atente para a coerência que o texto deve ter.
d-     “Ao menos três argumentos” significa: o quanto quiserem, mas obrigatoriamente três. Portanto, fica a seu critério que sejam os três contra, à favor ou mistos. Eu, pessoalmente, indicaria forçar suas próprias convicções concebendo argumentos todos contra sua própria opinião, ou ao menos argumentos mistos, onde um seria a minha própria convicção e outros que representem os dois principais argumentos contra minha posição.
e-     De resto, o trabalho deve estar nas regras básicas de formatação: parágrafo justificado, cabeçalho devidamente identificado, fonte 12, espaço 1,5, margens laterais e superior 3 e direita e inferior 2.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS:
1-      A) Conteúdo: a.1) se explicita os aspectos esseciais argumento e do problema em questão; a.2) se demonstra compreensão adequada dos problemas envonvidos (não há necessidade de sempre avançar respostas, mas esclarecer os problemas e as possíveis respostas (isso é valioso para alcançar respostas corretas). Peso 1.
B) Raciocínio: correção, coerência e relação lógica entre as ideias; Peso 2.
C) Redação: redação precisa, objetiva e com formulação e linguagem adequadas.
Peso 3.
2-      Com base nos critérios acima, não avaliarei os argumentos a partir do meu ponto de vista sobre a posição adotada, mas se ‘dada as condições que as premissas estabelecem, a conclusão é aceitável?’ Este será meu critério, o mais impessoal e objetivo alcançável por mim. 

OBSERVAÇÃO FINAL:
Embora pareça um tantinho criterioso, a função deste roteiro é simplesmente estabelecer ordem, um caminho (“forma”) igual a todos. Em momento algum deve ser capaz de restringir sua criatividade. Ademais, a atividade é simples e deve-se concentrar somente no seu único objetivo: conscientizar-nos de nossas ideias. Qualquer manifestação, escrevam-me.
Bom trabalho a todos!

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